WhatsApp (19) 99712.3767
contato@edsondepaula.com.br

BLOG do Palestrante
Edson De Paula

Assine nossa newsletter

Os 5 níveis de liderança

Os 5 níveis de liderança

Os 5 níveis de liderança

Os livros de John Maxwell ocupam local de destaque na minha estante. Desde que iniciei minha carreira como consultor especialista em desenvolvimento profissional, focado principalmente no treinamento e mentoria de lideranças, fui altamente impactado pela obra deste autor.

Para quem nunca ouviu falar do John - é assim que ele gosta de ser tratado -, trata-se de uma das maiores referências mundiais quando o assunto é liderança. Tendo escrito mais de 70 obras durante toda sua carreira, seus livros já venderam mais de 20 milhões de cópias, com alguns na lista do New York Times Best Seller, sendo traduzidos para mais de 50 idiomas. 

Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente quando participei de uma certificação internacional nos EUA conduzida por ele e sua equipe. Palestrante inspirador, John possui o dom de cativar o público pelas histórias que conta e confessa que sua maior influência foi o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” de Dale Carnegie, outro autor que admiro muito.

Para John, qualquer pessoa pode tornar-se um líder e existe uma jornada, uma montanha a ser escalada por um líder que é trilhada por 5 níveis que irei descrever neste artigo.

Nível 1 - Posição

É o que podemos chamar de “primeira experiência”, ou seja, quando alguém conquista pela primeira vez uma posição como líder. Como sabemos, liderar pela primeira vez pode ser uma experiência frustrante, ainda mais se essa liderança estiver calcada apenas no fator “estar posicionado”, ocupando um cargo, uma posição como líder.

Neste nível, os liderados apenas seguirão o líder se acreditarem que precisam segui-lo. Portanto, o líder neste nível deve estar atento à manter sua posição, pois “está como líder” mas ainda não “é líder”. Para ser efetivamente um líder deverá investir no seu crescimento e potencial de liderança, inicialmente liderando a si mesmo para depois liderar os demais e passar para o próximo nível.

Nível 2 - Permissão

Com o tempo o líder vai adquirindo experiência no ato de liderar pessoas. Sua maior ferramenta é liderar pelo exemplo e saber influenciar seus liderados a seguirem esse exemplo. Saber escutar ativamente, saber observar e acompanhar seus liderados nas tarefas e, principalmente, saber ensiná-los a aprender é crucial para o desenvolvimento deste nível.

Agora os liderados seguem o líder porque querem seguir e também porque gostam de segui-lo. Este nível é totalmente baseado na construção de um relacionamento sólido entre o líder e sua equipe.

Nível 3 - Produção

Neste nível, os líderes já são modelos para seus liderados que observam “o que” e “como” fazem para atingir resultados. Os liderados seguem o líder não apenas porque querem segui-lo, mas sim pelos resultados que ele construiu durante sua jornada. Os líderes tornam-se “agentes de mudança” nas organizações, pois bons líderes sempre fazem as coisas acontecerem, ou seja, eles obtêm resultados.

Neste nível, ao contrário dos anteriores, o líder já não é apenas produtivo individualmente, mas é capaz de auxiliar sua equipe a produzir resultados. Foco, disciplina, ética e organização de trabalho são fatores fundamentais para a manutenção deste nível por parte da liderança.

Nível 4 - Desenvolvimento de pessoas

 O líder que atinge este nível tem apenas um objetivo: desenvolver outros líderes, investindo neles e fazendo-os crescer em suas carreiras. Neste nível o líder muda sua perspectiva de liderança, passando de “produtor de resultados” para “desenvolvedor de competências”.

O líder agora compreende que pessoas são o maior e mais apreciado ativo de qualquer organização. Quanto mais lideres forem treinados, mais amplia-se a capacidade de cumprir com a missão da organização e, portanto, os liderados irão seguir o líder por causa do que ele fez por eles pessoalmente.

Nível 5 - Pináculo

Pináculo significa o ponto mais alto de uma montanha. Este é o nível mais desafiador a ser alcançado, pois requer longevidade e intencionalidade. Somente líderes que investiram toda sua vida em desenvolver outros líderes, que tiveram uma intenção genuína de deixar um legado, chegam neste nível.

São líderes que possuem um modelo de liderança inspiradora, com uma causa muito bem definida, engajando e motivando pessoas a seguirem seu propósito, muitas vezes definido a partir do nível 1. Este nível de liderança eleva toda a organização, criando um ambiente que contribui expressivamente para o sucesso.

Conclusão

Qual é o seu atual nível de liderança?

Lembre-se sempre que liderança é um processo que exige melhoria continua da sua parte. Esses 5 níveis são parâmetros que poderão auxiliar você a encontrar o seu caminho como líder. Cada um deles baseia-se no anterior, ou seja, para chegar ao nível 5 o líder deverá ter percorrido os anteriores. Essa noção permitirá que você organize e compreenda a trajetória do seu processo de liderança. Conforme progredir nos níveis, sua influência aumentará e, consequentemente, sua liderança será cada vez mais efetiva.

Como mentor de líderes, aconselho você a investir continuamente no seu processo de desenvolvimento profissional como líder. Um mentor poderá auxiliá-lo a trabalhar no desenvolvimento destes 5 níveis de liderança, oferecendo orientação e aconselhamento. Importante também desenvolver habilidades específicas da liderança inspiradora como comunicação assertiva, escuta ativa e capacidade de resolver problemas. Seja sempre comprometido com seu trabalho, com sua equipe e com os resultados. Tenho certeza de que atingirá os 5 níveis de liderança e que será um líder respeitado e destacado, aumentando o sucesso para você e sua empresa.

O IEDP - Instituto Edson De Paula - tem treinado líderes em todo o Brasil com estratégias diferenciadas para o desenvolvimento de liderança e gestão de pessoas, otimizando a cultura organizacional de empresas nacionais e multinacionais. Se este conteúdo gerou o seu interesse para o assunto e desejar otimizar sua equipe, clique aqui para deixar sua mensagem que entraremos em contato.

 Se você gostou do artigo, compartilhe e deixe seu comentário. Conheça também o CURSO LIDERANÇA INSPIRADORA, clicando aqui:

 

Deixe seu Comentário

Fale com a gente!