WhatsApp (19) 99712.3767
contato@edsondepaula.com.br

Assine nossa newsletter

5 dicas para vencer a autossabotagem e ser protagonista do seu sucesso

5 dicas para vencer a autossabotagem e ser protagonista do seu sucesso

5 dicas para vencer a autossabotagem e ser protagonista do seu sucesso

Ser protagonista significa saber escolher, decidir e assumir tudo aquilo que impõe para si, ser o “lutador principal” de seus próprios desafios e se responsabilizar por eles. Contudo, a maior parte das pessoas não têm um propósito definido, vivem uma vida sem sentido, reclamam de tudo, mas não fazem nada para mudar suas atitudes mentais e padrões comportamentais, se conformando com os resultados medíocres obtidos e, inclusive, agindo contra si mesmas. A boa notícia é que somos capazes de ativar o protagonismo em nossas vidas e vencer o mecanismo cruel da autossabotagem. Para que isso aconteça, siga estas 5 dicas importantes para vencer a autossabotagem e ser protagonista do seu sucesso:

 

  1. Pratique o autoconhecimento: conheça-te a ti mesmo

Esse é o primeiro passo para vencer a autossabotagem: ter consciência de como você funciona, de como se comporta e quais são suas qualidades, seus pontos de melhoria e quais são as oportunidades geradas pelo conhecimento que tem de si. Tudo começa a partir de si, de sua força de vontade para mudar e evoluir. E isso só será possível com autoconhecimento e a elaboração de um inventário de todas as coisas que ainda deseja realizar. É pelo autoconhecimento que se desenvolve o protagonismo, é a maneira como você percebe o mundo à sua volta que cria sua própria realidade. Quando consegue responder com exatidão “Quem é você?” e “Por que você faz o que faz?” sua vida ganha mais sentido e isso melhora, substancialmente, sua saúde e bem-estar.

 

  1. Curta seu melhor momento presente

Em vez de ficar criando expectativas de resultados no futuro ou ficar se lamentando pelos erros do passado, experimente focar no momento presente, aproveitando ao máximo o que está fazendo. Quando você foca sua atenção e aproveita aquilo que está fazendo, deixa os seus impulsos negativos de lado e, com isso, suaviza o seu ego e aumenta seu senso de autocontrole. Não permita que o tempo controle você em uma atividade que gosta, pois plenitude e bem-estar só acontecem quando você fica totalmente compenetrado e perde a noção de tudo o que está à sua volta, incluindo o tempo. É quando fica totalmente aberto para aproveitar a experiência em si, sem tentar mudá-la ou controlá-la.

 

  1. Não tenha medo de errar ou fracassar

Autossabotagem pode vir do seu medo de fracassar, o que pode fazer com que você evite desafios ou fazer coisas muito difíceis que estejam acima do seu nível de competência. Mas o fato é que se você não tentar, não irá falhar. Sucesso não é apenas fruto de objetivos planejados e seguidos com afinco, é também o alcance de resultados superiores obtidos mediante situações de fracasso iminente. Sucesso exige paciência e persistência: não importa o número de vezes que venceu, mas sim, o número de vezes que fracassou, aprendeu e decidiu se reerguer para continuar seguindo em frente.

 

  1. Não pense em melhorar seu desempenho

Em algumas ocasiões, ficar pensando demais naquilo que está fazendo só atrapalha. Pessoas que prestam muita atenção ao seu desempenho, consequentemente, deixam de apreciar aquilo que fazem e ficam mais críticas com relação aos detalhes. Quando se gasta uma energia evitando o erro, você deixa de fluir naturalmente. Um exemplo disso é o ato de dançar: se você ficar prestando atenção no seu desempenho em vez de apreciar o fluxo natural do ritmo da música, fatalmente tropeçará e errará o passo.

 

  1. Encontre um trabalho que você ama

Talvez essa seja a dica mais importante de todas, pois nada pode ser mais gratificante ou colocá-lo em plenitude do que fazer aquilo que ama. Se você ainda não descobriu aquilo que faz os seus olhos brilharem, se ainda não sente prazer na atividade que escolheu como carreira, então já passou do momento de mudar, pois ninguém melhora expressivamente sua saúde e bem-estar fazendo algo que não ama. Como diria o pensador e filósofo chinês Confúcio (551 a.C. - 479 a.C.): “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”. 

 

Se você chegou até aqui, conheça mais sobre o meu trabalho e como posso contribuir com a sua empresa!

Meu nome é Edson De Paula, sou doutorando e mestre em Psicologia pela PUC e Palestrante Especialista em Comunicação e Comportamento Organizacional. Mais de 1500 empresas já foram impactadas pelos meus conteúdos em palestras e treinamentos.

Clique aqui e confira alguns temas de minhas palestras que podem ser realizadas em formato online, híbrido ou presencial.

Palestra Protagonismo

Deixe seu Comentário