WhatsApp (19) 99712.3767
contato@edsondepaula.com.br

Assine nossa newsletter

A importância das SOFT SKILLS para líderes e organizações

A importância das SOFT SKILLS para líderes e organizações

A importância das SOFT SKILLS para líderes e organizações

Embora nem todos os líderes possam estar completamente preparados para enfrentar os conflitos emergentes do ambiente de trabalho, existem algumas habilidades que tornam essa empreitada mais satisfatória. Estas habilidades nos círculos profissionais da atualidade, foram intituladas como soft skills - habilidades sociais e interpessoais - um termo frequentemente usado para descrever as características fundamentais que estreitam os elos de conexões entre as pessoas, dentre elas a compaixão, a empatia e a autenticidade. Em uma pesquisa realizada recentemente, 61% dos profissionais entrevistados afirmam a importância das competências interpessoais no ambiente de trabalho, não desmerecendo as competências técnicas. 

As soft skills incluem atributos e traços de personalidade produtivos que auxiliam líderes na sua interação social com seus liderados e incluem algumas capacidades como, por exemplo, se comunicar eficazmente com clientes internos e externos, trabalhar em harmonia com todos os tipos de pessoas, ter vontade de compartilhar aprendizados, saber dar e receber feedbacks, negociar conflitos, gerenciar situações de estresse, dentre outras, ou seja, tudo aquilo que pode caracterizar eficácia nas interação sociais nos ambientes de trabalho.

Na atualidade, muitas organizações têm priorizado em seus processos de seleção, contratação e promoção de novos líderes um olhar mais atento às soft skills. O relatório internacional The Future of Work 2021: Global Hiring Outlook apontou que as principais habilidades que as empresas desejam de seus líderes são justamente as soft skills, com especial destaque para: comunicação, pensamento crítico, adaptabilidade, trabalho em equipe, criatividade, gestão de conflitos e solução de problemas.

Isso não quer dizer que hard skills - habilidades técnicas adquiridas por meio de cursos, formações e qualificações - sejam menos importanteselas apenas são mais fáceis de serem verificadas, mensuradas e comprovadas do que as soft skills. Como exemplo é possível verificar, mensurar e comprovar quanto alguém é bom em matemática financeira, mas como verificar, mensurar e comprovar quanto um profissional é empático?

O que são SOFT SKILLS?

Soft skills, definitivamente, não são habilidades ensinadas em salas de aula, não existem cursos para tornar as pessoas mais empáticas ou criativas. Estas habilidades sociais e interpessoais são adquiridas por inúmeras experiências cotidianas no esforço de conviver, se relacionar e interagir socialmente com os mais diversos de tipos de pessoas e situações. Desse modo, não importa “quão especialistas” ou “quão tecnicamente proficientes” são os líderes das organizações, se eles não souberem interagir socialmente com seus liderados, não existirá clima favorável para a criação de um ambiente de trabalho saudável e que sustente resultados positivos. Portanto, estes são 3 tópicos importantes para incentivar o aprimoramento das soft skills no ambiente de trabalho:

1)   Reforçar aos líderes a necessidade constante de aprimoramento das soft skills e o quanto esse esforço deve ser valorizado tanto para a organizações quanto para as pessoas que compõem as organizações

As organizações devem ter em mente que todas as estratégias de aprendizagem como palestras, workshops, dinâmicas de grupos, jogos corporativos, processos de mentoria, dentre outras, são estímulos contínuos ao aprimoramento das soft skills. Devem reforçar também que seus líderes tenham uma vontade genuína de colaborar continuamente, não medindo esforços para que seus liderados foquem no seu autoconhecimento e autodesenvolvimento.

2)   Construir planos de treinamento específicos e diferenciados podem funcionar muito bem, pois a variedade de experiências de aprendizagem pode atingir diferentes tipos de personalidade.

As organizações precisam compreender que alguns profissionais aprendem melhor em palestras, outros em workshops vivenciais, outros em treinamentos mais conteudistas. Sempre que possível é fundamental descobrir a melhor abordagem para cada tipo de profissional. Importante ressaltar também que muitas pessoas aprendem vendo, outras ouvindo, outras sentindo e outras fazendo. O design do programa de treinamento da organização deve se atentar para o paradigma estilo de aprendizagem e estilo de entrega de cada treinamento.

3)   Promover a conscientização da sustentação de um ambiente de trabalho inclusivo onde todos possam ter segurança psicológica com o auxílio de uma liderança mais humanizada

As organizações modernas precisam tomar medidas para fortalecer uma cultura de aprendizagem focada no aprimoramento das soft skills que podem ser desenvolvidas por qualquer individuo ao longo do tempo, desde que haja um processo de aprimoramento, treino ou mentoria específicos para o desenvolvimento de cada uma dessas habilidades interpessoais. As soft skills são imprescindíveis para o aprimoramento de uma liderança mais humanizada e a manutenção de segurança psicológica positiva no ambiente de trabalho, no qual as todos sintam-se à vontade para praticar novas habilidades sociais, aprender com erros e falhas, compartilhar aprendizados e gerar um clima de confiança e respeito entre os diversos tipos de pessoas nas organizações.

Conclusão

Quando um líder se esforça para aprimorar suas próprias habilidades sociais e fornece recursos para que seus liderados também se desenvolvam, aumenta expressivamente a possibilidade de reter, engajar e motivar sua equipe para obter resultados mais expressivos e sustentáveis para as organizações que atuam. Portanto, o aprimoramento das soft skills para a liderança é de suma importância neste cenário pós-pandêmico no qual as organizações precisam ser mais sensíveis às diferentes perspectivas, aspirações e necessidades socioemocionais de seus colaboradores. Sendo assim, uma liderança mais humanizada tornou-se imprescindível para a construção de relacionamentos mais duradouros nas organizações, nutrindo o desenvolvimento de equipes de alta performance e cocriando culturas mais adaptáveis e inclusivas.

Se você chegou até aqui, conheça mais sobre o meu trabalho e como posso contribuir com a sua empresa. Meu nome é Edson De Paula, sou doutorando e mestre em Psicologia pela PUC e Palestrante Especialista em Comunicação e Comportamento Organizacional. Mais de 1500 empresas já foram impactadas pelos meus conteúdos em palestras e treinamentos.

Clique aqui e confira alguns temas de minhas palestras que podem ser realizadas em formato online, híbrido ou presencial.

Deixe seu Comentário