Assine nossa newsletter

O que é liderança inspiradora?

O que é liderança inspiradora?

Por que alguns líderes tornaram-se tão emblemáticos e poderosos na história da humanidade

O que líderes históricos como Mahatma Gandhi, Winston Churchill, Martin Luther King Jr, Nelson Mandela possuíam em comum? A resposta está na liderança inspiradora, estes líderes eram verdadeiramente respeitados pelo modo como eram apaixonados e comprometidos por uma causa inovadora e revolucionária e pela habilidade que possuíam em tornar outras pessoas engajadas com seu propósito. Eles possuíam um talento natural para inovar, desenvolver e inspirar pessoas de maneira significativa para, efetivamente, influenciá-las à mudar o mundo ao seu redor.

Afinal, o que é liderança inspiradora?

Liderança inspiradora é capacidade que um líder possui para inspirar as pessoas com uma visão convincente de futuro, garantindo uma direção clara onde todos possam trabalhar coletivamente para o alcance de um objetivo em comum. É um estilo exemplar de liderança que enaltece as forças de virtude e caráter de pessoas e equipes, energizando e criando um senso de propósito com impulso para mudança. Essencialmente, um líder inspirador possui uma visão que está acima e adiante do seu tempo: é uma visão de futuro. Além disso, sabe inspirar pessoas com esta visão, fazendo-as assumirem missões ousadas e responsabilizarem-se pelos resultados. Os líderes inspiradores não comandam equipes, ao contrário, desenvolvem e performam equipes. Líderes Inspiradores possuem comunicação assertiva e empática.

Conheça neste artigo, algumas características marcantes dos líderes inspiradores. 

Clique aqui e contrate a minha palestra Liderança Inspiradora para desenvolver sua empresa ou sua equipe de trabalho. 

Líderes inspiradores possuem uma assinatura comportamental vencedora

Um dos traços mais importantes destes líderes é o centramento, um estado de presença marcante que faz com estes líderes permaneçam calmos em situações de estresse, mantendo uma conexão empática, além de possuírem uma habilidade impar de audição ativa e comunicação assertiva.

Outra característica importante é a resiliência, líderes inspiradores moldam-se rapidamente aos tempos de crise e disrupturas, adaptando comportamentos e inovando processos para encontrarem novas soluções. Eles sabem que só irão conquistar novos resultados fazendo as coisas de maneira diferente. Outro fator importante é a comunicação assertiva, líderes inspiradores se comunicam franca e abertamente com suas equipes, mantendo um elo de ligação forte sem esconder desafios e ameaças. Isso propicia um clima de confiança mútua, quando um liderado percebe que seu líder se coloca à disposição para enfrentar as adversidades, confrontando a realidade de cabeça erguida.

Clique aqui e leia o artigo sobre Liderança Comunicacional) 

Se você quer mudar o seu jeito de ser, mude seu jeito de fazer

Líderes inspiradores realmente acreditam nesta frase. Para ser um líder inspirador é necessário saber exatamente “o que” quer e saber transmitir com mais exatidão ainda “como” quer. Um líder inspirador possui integridade e congruência, ele realmente “faz o que fala”. Não adianta fingir na frente dos seus liderados, eles saberão quando você não está dizendo a verdade ou fingindo ser o que não é. A autenticidade também é uma das marcas do líder inspirador, podemos citar aqui Steve Jobs como exemplo. Usar pontos fortes do seu traço de personalidade é uma maneira de desenvolver seu estilo de liderança pessoal.

Líderes inspiradores possuem paixão pelo que falam e talento naquilo que fazem, são exímios comunicadores e realizadores talentosos. Eles caminham na multidão e sabem que ninguém será inspirado por um líder que as pessoas acreditem que não se importa com elas.

Líderes inspiradores constróem uma cultura corporativa inspiradora

A capacidade de um líder inspirador saber comunicar sua paixão e propósito ajuda a estabelecer a cultura inspiradora de sua organização. O líder inspirador é realmente apaixonado pela sua missão e visão e é capaz de compartilhá-las de uma forma que permita com que os outros também se sintam apaixonados por elas. Esta paixão compartilhada faz com que organizações prosperem com um propósito que está além das tarefas do dia a dia: a sensação de pertencimento. Fazer com que os liderados se sintam pertencentes, incluídos como “donos” das organizações é saber criar uma cultura corporativa inspiradora.

Clique aqui e conheça o conteúdo da minha palestra sobre Cultura Corporativa e Engajamento. 

Para inovar é preciso confiar em si e na equipe

Em tempos de crise, onde a inovação é cada vez mais exigida cabe ressaltar que a confiança é o fator fundamental para o progresso. Empresas que não possuírem essa cultura organizacional inspiradora estarão fadadas ao insucesso, pois a falta de confiança dispersa a inovação. Com uma liderança inspiradora tendo a confiança como chave mestra, abrirá a possibilidade para a criação de novas possibilidades em um mercado cada vez mais escasso e competitivo.

Conclusão

Liderança inspiradora, portanto, é a capacidade de comunicar e articular uma visão compartilhada para assumir riscos de forma inteligente e direcionada. Lembrando que toda inspiração exige um grau de vulnerabilidade: líderes que compartilham suas ideias inovadoras nem sempre serão bem-vindos, pois sempre existirão pessoas dispostas a reforçar o medo e a mesmice. Líderes inspiradores incomodam as pessoas que estão na zona de conforto ou acomodação, este é o preço a se pagar pelo progresso. A dica aqui é procurar se cercar de pessoas que também pensam “acima e adiante” do seu tempo. Lembre-se: Águias voam com águias.

 

Se você chegou até aqui, conheça mais sobre o trabalho de Edson De Paula e como contribuir com a sua empresa!

Edson De Paula: escritor, palestrante especialista em comunicação, comportamento e cultura organizacional. Possui vasta experiência profissional e uma sólida formação acadêmica, com mestrado e doutorado em Psicologia pela PUC, além de especialização em Psicologia da Saúde Ocupacional pela USP. Suas palestras são marcadas pela profundidade de seus conhecimentos, aliando teoria e prática de forma envolvente e transmitindo conceitos complexos de maneira acessível e inspiradora. Mais de 2000 empresas já foram impactadas pelos seus conteúdos em palestras, capacitações e treinamentos.

Clique aqui e Confira alguns temas de minhas palestras que podem ser realizadas em formato online, híbrido ou presencial. 

Se você gostou deste artigo, clique aqui https://lp.edsondepaula.com.br/e-book-como-se-tornar-um-lider-mais-assertivo-e-confiante e   você vai receber de presente um Ebook sobre Como se tornar um líder mais assertivo e confiante.

 

Assista ao vídeo da Palestra Liderança Inspiradora. 

Deixe seu Comentário