Como se comunicar de maneira eficaz e assertiva com a sua equipe e com seus colegas de trabalho enquanto trabalha em home office? O processo individual ou em grupo do coaching de comunicação é um trabalho focado no aprimoramento das competências e habilidades de comunicação que tem como objetivo desenvolver uma maior percepção sobre como sua comunicação impacta na vida pessoal ou profissional.
Assertividade, poder de negociação, empatia, audição ativa, capacidade de improviso e domínio ou controle do medo de falar em público são, por exemplo, alguns dos assuntos trabalhados dentro deste processo de coaching.
No coaching de comunicação, os resultados são significativos, pois tudo é amparado e respaldado no exato momento em que é identificado como um limite de comunicação, através do processo de autoconhecimento que é promovido por reflexões, feedbacks, ensaios mentais e dramatizações, ajustando positivamente o desempenho do cliente.
Quem passa por um processo de coaching de comunicação adquire maior consciência da necessidade de dominar o assunto que vai ser comunicado além da obter uma maior percepção de sua linguagem corporal, controle respiratório e arte de ouvir e cativar as pessoas com o olhar, gerando a empatia necessária para obter melhores resultados em um simples diálogo familiar, reunião de negócios e até numa apresentação pública.
A própria essência do coaching já sustenta em si o coaching de comunicação.
Se tomarmos por referência que o coach, que é o profissional que aplica o processo de coaching, deve, acima de tudo, ser um ótimo ouvinte para poder ouvir com precisão o diálogo interno do seu cliente e também um observador sistêmico para perceber, sem julgamentos, a relação deste cliente com os diversos ambientes pelos quais atua, entenderemos que a comunicação é a pedra fundamental de todo e qualquer processo de coaching.
Nas sessões de communication coaching ou coaching de comunicação, o coach utiliza vários recursos para promover o aprimoramento da comunicação do seu cliente. Um dos recursos é fazer com que o cliente tome consciência do seu espaço corporal, ou seja, literalmente, o espaço que o seu corpo ocupa. Isso é feito, inicialmente com ensaios mentais, o cliente é influenciado, por exemplo, a se imaginar jogando tênis, surfando, se alongando ou empinando pipa, entre outros temas. A partir deste ensaio mental é sugerido que o cliente se movimente de acordo com as imagens da sua mente, projetando o ensaio mental no seu corpo físico.
O objetivo destes exercícios práticos é fazer o cliente adquirir uma maior consciência do espaço corporal que utiliza e também flexibilizar seus movimentos corporais, para se sentir mais relaxado e à vontade.
Outro recurso muito utilizado em coaching de comunicação é a leitura de textos em voz alta durante a sessão. Estas leituras podem, inclusive, serem gravados para que, posteriormente, sejam ouvidas e analisadas pelo próprio cliente, mostrando a evolução do trabalho. Isso promoverá uma melhor percepção da dicção, da intensidade e da projeção da voz do cliente.
Incentivar novas possibilidades como, por exemplo, falar de forma diferente é também uma maneira de quebrar paradigmas no processo de comunicação do cliente. É importante que o coach incentive seu cliente a criar novas intenções para sua comunicação, percebendo e modelando desempenhos de outros comunicadores. Neste momento, poderão ser analisados vídeos que mostrem a performance de outros comunicadores, para que o cliente modele comportamentos.
O objetivo principal é fazer com que o cliente adquira o senso de autenticidade na sua comunicação, utilizando a naturalidade do seu estilo pessoal.
Os aspectos psicológicos como controle emocional, segurança e habilidade de teatralização também são evidenciados durante as sessões de coaching de comunicação. O cliente que passa por um processo de coaching de comunicação começa a ter um contato direto com sua expressão corporal, expressão verbal e vocal.
Ele faz uma auto-análise de seus gestos, eliminando tudo aquilo que julga ser repetitivo e desnecessário numa apresentação. Para o coach de comunicação é importante frisar que, recursos de gravação de som e vídeo são importantes para o processo. O cliente quando vê sua performance em vídeo tem melhores parâmetros para avaliar sua condição de comunicação.
É a partir destas gravações de performance que o cliente vai modelando novos recursos e extraindo aquilo que não serve mais para sua apresentação. Também começa a perceber se está precisando ser mais criativo e onde poderá flexibilizar a comunicação pela improvisação.
Com a gravação também consegue perceber melhor a estética de sua voz, bem como o vocabulário empregado, vícios de linguagem, entre outros.
O cliente que passa por um processo de communication coaching entende que, para se comunicar é necessário agir com naturalidade, passar confiança e credibilidade no assunto, mas nada disso será válido se não praticar constantemente.
Ter a capacidade de influenciar pessoas é hoje, na atualidade, uma das peças principais para o sucesso pessoal e profissional. E isso só é possível com o aprimoramento da comunicação assertiva e da autoconfiança.
O grande comunicador é aquele que consegue se auto-avaliar constantemente e se adaptar rapidamente a qualquer ambiente, identificando qual é o melhor estilo para passar a mensagem ao seu receptor e, desta forma, obter resultados superiores pela sua comunicação.
Para que isso ocorra é essencial que seja identificado qual é o objetivo da comunicação. Sem este objetivo muito bem definido, não existe a possibilidade do início de trabalho em coaching de comunicação.
Entenda que se o seu objetivo é falar em público, você precisa saber exatamente quem é esse público, qual é a mensagem que deve ser passada e, acima de tudo, como passar essa mensagem.
Somente desta forma, você tomará consciência de como deverá ser percebido por este público, controlando suas emoções positivas e negativas, enfrentando a timidez caso ela exista. Para isso também é preciso aprender a planejar e desenvolver uma apresentação desde sua introdução até o término do tema.
Enfim, saber como transferir informações gerando empatia no público e cativando sua atenção para obter o melhor resultado de comunicação.
Para conseguir uma mudança efetiva, há a necessidade da troca de feedbacks constantes entre coach e cliente. Também há a necessidade do cliente escolher algumas pessoas para acompanhar o processo e observar os resultados.
Com isso, ele irá se aperfeiçoar cada vez mais adquirindo autoconfiança, pois o feedback é a melhor ferramenta para o processo de mudança de um comportamento. Isso só será possível se o cliente confiar no coach e no processo, estando aberto para o autoconhecimento e, acima de tudo, compreendendo seus pontos fortes e pontos a serem melhorados, reconhecendo suas reações ao estresse e pressão, identificando como reage aos diferentes estilos de comunicação das pessoas.
Uma das maiores dificuldades dos clientes de communication coaching é saber organizar seus pensamentos transformando-os em seqüências de frases lógicas que possuam objetividade e clareza, possibilitando assim uma comunicação eficaz que gere resultados positivos.
O processo de communication coaching também auxilia o cliente a reavaliar suas relações interpessoais, comunicando-se com mais confiança e assertividade, pois todo o foco deste processo é embasado no ato de pensar para sentir e sentir para comunicar.
O papel do coach é oferecer ao seu cliente um espaço físico e mental onde ele consiga, de uma maneira segura e tranqüila, se aventurar e experimentar novas possibilidades de comunicação, sem interferências negativas.
A simulação com a realidade aproxima melhores resultados e o coach deve saber teatralizar situações em que seu cliente irá utilizar sua comunicação para alcançar um objetivo específico.
Isso poderá ser impactante nos processos que envolvam grandes negociações, mediações, gerenciamentos de conflitos, e que necessitem de uma visão mais ampla das vantagens e desvantagens das partes envolvidas.
A comunicação é provavelmente a única ferramenta disponível para manter as pessoas interessadas e envolvidas em seu próprio crescimento e desenvolvimento, mas deve ser usada com conhecimento e compreensão.
Uma comunicação bem sucedida depende da qualidade de comunicação que o emissor, aquele que emite a mensagem, consegue estabelecer com o receptor, aquele que recebe a mensagem.
Além disso, é imprescindível que haja coerência no que se é comunicado. Quando o emissor da comunicação entende sua posição participativa no processo, o receptor da comunicação considera que também pode se comprometer com o processo e responde de forma semelhante. Podemos fazer aqui uma analogia com as crianças que, percebendo os padrões comportamentais dos seus pais, acabam “espelhando-os”, mesmo que sejam negativos, pois não tem a devida consciência para julgar o que é certo ou errado. Os pais, como líderes naturais, devem tomar muito cuidado com as exigências que fazem aos filhos, pois muitas vezes eles mesmos não conseguem exigir de si próprios o que solicitam aos filhos.
Isso significa que a sincronização de um objetivo bem claro e definido, com um emissor adequado e num ambiente adequado, na hora e lugar certo, fazem toda a diferença no resultado final da comunicação eficaz.
É preciso entender que a comunicação é uma das habilidades mais fáceis que uma pessoa pode adquirir, porém a mais difícil de ser praticada.
Qualquer pessoa pode falar o que pensa, mas falar não é o mesmo que comunicar.
Tudo é possível quando se sabe comunicar: Liderados compreendem suas funções na organização, as equipes sabem como canalizar seus esforços rumo aos objetivos, os líderes integram pessoas e desenvolvem sucessores e, principalmente, os seres humanos se relacionam mais e melhor.
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Meu nome é Edson De Paula, sou doutorando e mestre em Psicologia pela PUC e Palestrante Especialista em Comunicação e Comportamento Organizacional. Mais de 1500 empresas já foram impactadas pelos meus conteúdos em palestras e treinamentos.
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