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Faça um 5S na sua vida

O conceito de 5s no âmbito empresarial é uma metodologia organizacional que surgiu no final da década de 60 no Japão devido à constatação de que a maioria das empresas japonesas estavam desorganizadas e, literalmente, sujas!

Naquela época, os japoneses viviam num contexto de reestruturação sócio-econômica do país após o desastre da bomba atômica na Segunda Guerra Mundial e, praticamente, não tinham a real percepção dos ambientes no qual passavam a maior parte do seu dia, trabalhando num regime médio de até 12 horas de trabalho.

A metodologia básica do “Programa 5s”, como é popularmente chamado no mundo corporativo, consiste na recuperação dos ambientes de trabalho, especificamente dentro dos aspectos de limpeza e organização, através da implementação de pequenas tarefas diárias que devem ser praticadas com muita disciplina e determinação.

O 5s diferencia-se dos outros programas, pois prima pela melhoria contínua do processo, ou seja, não é um simples programa temporário com início, meio e fim.

Ele foca, principalmente, na melhoria da eficiência na organização dos ambientes, através do senso do que é útil ou inútil, necessário ou desnecessário, além de organizar, limpar e identificar tudo aquilo que se é utilizado com frequência.

Você já perdeu um tempo precioso procurando algo importante e não conseguiu encontrar aquilo naquele exato momento?

E se aquilo que você procurava estivesse ao alcance de sua mão?

Faço aqui uma analogia com a nossa vida pessoal e profissional, através desta pergunta: Você já pensou em fazer um 5s da sua vida?

Quanto tempo perdemos no nosso dia-a-dia com coisas inúteis e desnecessárias?

Como o próprio nome já diz, o 5s é composto por cinco princípios chamados de “sensos”, cujas palavras transliteradas do japonês ao nosso idioma, iniciam-se com as letras “S”.

Como é um programa que pode ser aplicado para qualquer ambiente pessoal ou profissional, você poderá também adaptá-lo para a organização de suas rotinas diárias, reprogramando sua vida.

Há quanto tempo você não organiza ou limpa sua casa ou seu ambiente de trabalho?

Você encontra as coisas que procura? Elas estão visíveis e à sua disposição?

Seus arquivos no computador estão dispostos de maneira organizada?

Com qual freqüência você organiza suas coisas pessoais e profissionais?

Vamos entender um pouco sobre os cinco sensos do programa, pois com eles você obterá maior produtividade, reduzindo assim tempo e despesas desnecessárias e aumentando sua satisfação pessoal.

O primeiro “S” é o Seiri que é o Senso de utilização. Procure verificar tudo o que você possui na sua vida pessoal e profissional pelo aspecto do que é realmente essencial para suas rotinas diárias e descarte aquilo que não lhe serve, por exemplo sua sogra...

...Brincadeira! As sogras não se encaixam neste exemplo. Só a minha.

O segundo “S” é o Seiton que é o Senso de ordenação. Organize seu espaço, verifique o que você pode fazer para facilitar sua vida, deixando o máximo possível de coisas úteis à sua disposição. Por exemplo, que tal organizar sua lista de e-mails? Ordenar as pastas do seu computador ou aquela sua coleção de CDs ou DVDs? Quando tudo está ordenado e com fácil acesso, você economiza tempo, eliminando movimentos desnecessários.

O terceiro “S” é o Seiso ou Senso de limpeza. Esse, em minha opinião, é um dos mais importantes sensos e deve ser praticado diariamente. Você deve manter seu ambiente de trabalho limpo e também, metaforicamente, limpar seus pensamentos negativos, exercendo mais positivismo em sua vida. Limpe também a poluição dos seus pensamentos, o volume alto do som, o exagero das cores, o acúmulo de coisas desnecessárias em sua vida.

Limpe-se, clareando suas idéias, deixando mais espaço para novos projetos. Muitas vezes, ficamos presos às nossas expectativas e isso gera uma ansiedade desnecessária.

Limpe-se de suas expectativas, seja mais claro, direto e objetivo nas suas decisões, enfim, saiba escolher.

O quarto “S” é o Seiketsu ou Senso de normalização. Entenda que, normalizar é criar regras e procedimentos.

Assim como padronizamos procedimentos, poderemos também padronizar nossos comportamentos, ou seja, criarmos regras para cuidarmos melhor da nossa saúde física, mental e ambiental, conduzindo nossa vida com mais disciplina.

Por exemplo, se você especificar que todos os dias num determinado horário irá praticar alguma atividade física por um tempo determinado, você estará criando uma regra específica quanto à sua atitude de melhorar seu condicionamento físico.

Mais importante do que criar estas regras é segui-las, especialmente quando temos um objetivo muito bem definido.

O quinto e último “S” é o Shitsuke que é o Senso de autodisciplina. Não adianta nada você conseguir administrar em sua vida os quatro sensos anteriores se você não tiver a disciplina e a determinação necessárias para manter tudo aquilo que começou, adaptando-se às mudanças quando necessário.

O meu objetivo foi traçar uma pequena analogia entre o 5s tradicional e um provável 5s da nossa vida pessoal.

Lembre-se que, da mesma maneira que possuímos bens e recursos materiais que devem ser organizados dentro de um ambiente, também possuímos situações na nossa vida pessoal ou profissional às quais devemos organizar, priorizar, normalizar e mantê-las sempre no nosso controle, assumindo o domínio das nossas expectativas e procurando fazer a melhor escolha, pois nós somos os únicos responsáveis pelas nossas conquistas.

 

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