Edson de Paula

Blog

Edson de Paula

Assine nossa newsletter

10 dicas para superar o fim de um relacionamento

10 dicas para superar o fim de um relacionamento

Acabou? E agora?

Vai ficar remoendo o fim do relacionamento ou vai dar a volta por cima?

O fim de um relacionamento amoroso pode ser algo realmente impactante em nossas vidas, uma situação muitas vezes difícil e dolorosa que gera estresse, ainda mais em um mundo onde as relações têm sido mais virtuais que reais.

Não importa aqui se você teve apenas um relacionamento virtual, daqueles que iniciam-se nas redes sociais e que terminam do mesmo jeito que começaram, ou seja, com um simples “curtir” ou “descurtir”, ou se realmente viveu uma história de paixão longa e duradoura com alguém: rompimentos de relação sempre serão difíceis e, às vezes, até insuperáveis.

Algumas mulheres lidam com este fato “cavando um poço profundo”, no qual entram e até puxam outras pessoas consigo para dentro e abaixo, remoendo, contorcendo e se autodestruindo.

Outras preferem “construir uma ponte” para se conectar com novas pessoas e, deste modo, vão superando o momento de crise com diferentes conexões, novos aprendizados e, principalmente, um novo jeito de ser, pensar e agir.

Para auxiliar você a superar um possível fim de relacionamento, resolvi deixar aqui minhas “10 dicas sobre como superar o fim do relacionamento”.

Espero que não precise utilizá-las, pois eu torço por você, mas se por algum motivo do destino precisar utilizá-las, quero lembrar de que não será nem a primeira e nem a última vez que alguém já passou por isso na vida. Concorda?

Então, vamos lá às dicas:

 

1. “Coloque tudo para fora” com alguém que você possa confiar

O primeiro momento do rompimento sempre é o mais difícil e é importante que você saiba selecionar alguém que possa saber ouvir sua história sem julgar, que seja imparcial e que você possa realmente confiar. Pessoas muito próximas nem sempre serão o melhor caminho para você poder desabafar, portanto, o apoio profissional de um especialista em comportamento talvez seja a melhor opção: pense nisto e saiba escolher.

 

2. Siga em frente e entre no movimento

“Quem fica parado é poste”, já ouviu esta frase? Se você escolher ficar dentro da sua casa choramingando o fim da relação, ninguém perceberá que você existe e está aberta para um novo relacionamento. Saia para o mundo imediatamente! Aproveite e vá fazer aquela caminhada matinal ou se inscrever naquela academia que há tempos vem protelando, pois exercícios físicos liberam endorfina que é o hormônio do prazer e isso aumenta seu ânimo e também o bem estar e bom humor. Entrar no movimento é mostrar que você está disponível e aberta para continuar, literalmente, caminhando.

 

3. Faça uma limpeza no seu quarto

Para fazer algo novo é preciso se livrar do velho, portanto, comece com o seu quarto, que é o seu espaço mais íntimo e pessoal. Jogue fora tudo aquilo que não serve mais para você e que tenha relação direta com o fim do relacionamento, pois enquanto arruma o seu espaço, eliminando aquilo que não lhe serve mais, você alivia a tensão e ainda ganha de bônus mais espaço para inserir coisas novas e importantes para sua vida. Afinal: quanto tempo faz que você não arruma seu quarto, hein?

 

4. Faça algo realmente inusitado

Agora é o momento de você fazer novas conexões mentais e isso só será possível se você se desafiar a realizar algo realmente diferente daquilo que está acostumada a fazer. Aproveite para viajar para um país que tenha uma cultura totalmente diferente da sua, talvez até estudar um novo idioma que desafie você a se superar e porque não, mudar o seu ''look'' com um novo corte de cabelo. Novas conexões mentais mantém seu cérebro em atividade com a possibilidade de novos aprendizados e, principalmente, novos relacionamentos.

 

5. Não fique sozinha, restabeleça seu networking

Quanto mais pessoas amigas ao seu redor e que, principalmente, amem e torçam por você irão auxiliar a aumentar ou resgatar sua auto-estima. Há quanto tempo você não sai com suas amigas? Saia para se divertir e celebrar a vida com felicidade.

Uma outra dica aqui é procurar participar de grupos sociais ou até beneficentes, além de ajudar alguém que realmente precisa você também se ajuda a encontrar um novo relacionamento, pois ''é dando que se recebe''.

 

6. Evite “fuçar” nas mídias sociais

Pelo menos até que você se sinta segura de que o fim do relacionamento não está mais te perseguindo ou interferindo nos seus sentimentos, evite “fuçar” nas informações do seu “ex” nas mídias sociais. Lembre-se que a “curiosidade mata” e que este é um momento para novas conexões, portanto evite ao máximo ficar remoendo o seu passado ou enfatizando o fim do relacionamento. Ao contrário, invista o seu tempo em você!

 

7. Ame novamente mas não tenha pressa

Sem dúvidas, esta é a melhor forma de superar um relacionamento: não tenha pressa e tome cuidado para não ficar desesperada e arrumar rapidamente um relacionamento ''estepe'' para colocar no lugar do seu ''ex''. Este é um momento para você refletir que amar a si mesma pode ser o melhor caminho para você se cuidar mais e também ser mais seletiva, pois um novo relacionamento nem sempre acontece tão rápido quanto você deseja. Portanto, tenha paciência mas não durma no ponto: esteja aberta para amar e saiba escolher.

 

8. “Desenhe” o seu novo par ideal

Como seria um possível novo relacionamento? Que características deve ter o meu par ideal? Quando digo para você desenhar é, literalmente, brincar com isso. Quanto mais lúdico, melhor. Você pode montar o seu par ideal por recortes de revistas e ir colando-o numa cartolina, mas não se esqueça de escrever o que serve e o que não serve mais para você em um possível novo relacionamento. É uma brincadeira séria, entende?

 

9. Converse positivamente consigo mesma

A maneira como você conversa positivamente consigo mesma determina suas atitudes na vida. Afirmações positivas auxiliam você a se autoafirmar novamente, é uma forma simples e efetiva de empoderar ainda mais o amor por si mesma. Quando você diz “Eu me aceito, eu me amo” ou “Eu mereço ser amada”, “Eu mereço ser feliz”, você conduz seu pensamento a um sentimento positivo que reforça comportamentos positivos. Se possível, escreva estas afirmações e cole-as em locais visíveis na sua casa, lendo-as com confiança todos os dias.

 

10. Elabore e siga um novo plano de ação

Elaborar um novo plano de ação auxiliará você a encontrar a felicidade em outras áreas da sua vida que talvez até andem esquecidas, como por exemplo aquela pós graduação que você tanto queria fazer, uma nova carreira ou até mesmo a compra de um novo imóvel. Quando você traça um novo projeto de vida e segue este projeto você amplia as possibilidades de realizar sonhos que ainda não foram concretizados. Neste momento, o auxílio de um coach é indispensável: ele irá auxiliar você a traçar e seguir este novo plano de ação e suas novas conquistas motivarão você a ser mais e melhor.

 

Estas são as minhas “10 dicas sobre como superar o fim de um relacionamento” que eu escrevi com muito respeito e carinho para você.

Quero reforçar aqui que o fim de um relacionamento é um tema muito complexo para ser abordado em apenas um artigo, procurei então compilar estas dicas importantes que foram extraídas de “insights” das minhas sessões de coaching realizadas com mulheres que estavam passando por este conflito pessoal e que foram muito resolutivas para aliviar o estresse causado pelo rompimento de uma relação e promover uma nova atitude de mudança.

Deixe seu Comentário

Fale com a gente!