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Como construir um networking de sucesso

Como construir um networking de sucesso

Cada vez mais o Networking ou a Habilidade de Desenvolver Relacionamentos tem sido reconhecido como a chave do sucesso para o acesso às novas oportunidades, tanto na carreira profissional, seja em uma entrevista de emprego ou na liderança de um grupo, quanto no mundo dos negócios, na venda de produtos ou serviços.

O segredo para um Networking Eficaz é a maneira como desenvolvemos uma relação baseada em necessidades e interesses que são comuns a uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Reforço aqui o meu conceito da aplicação dos “3 Ps” que são utilizados em qualquer relação pessoal, profissional ou comercial que são Paciência, Persistência e Pontualidade, pois a efetivação de um Networking exige um certo grau de esforço e engajamento pessoal no ato de estabelecer os primeiros contatos e tempo para poder acompanhá-los e sustentá-los.

Então, a primeira pergunta que você deve se fazer para iniciar um Networking de Sucesso é “O que eu sei fazer que posso oferecer para alguém?” e a segunda - tão importante quanto a primeira - é “O que alguém necessita que posso aprender a oferecer?”.

A primeira pergunta “O que eu sei fazer que posso oferecer para alguém?” está diretamente ligada ao AUTOCONHECIMENTO e a segunda “O que alguém necessita que posso aprender a oferecer?” ao AUTODESENVOLVIMENTO e às necessidades específicas de um público.

Isso significa que um “Networker de Sucesso” ou “aquele que está trabalhando para criar uma rede eficaz de relacionamentos com compromissos mútuos” deve acreditar e confiar naquilo que oferece para sua rede e, acima de tudo, continuar investindo constantemente na sua atualização de conteúdos para promover um aprimoramento no seu rol de produtos ou serviços oferecidos.

Um Networking de Sucesso não é apenas atender o maior número de pessoas que você puder atender em um determinado local presencial ou virtual com a intenção de mostrar um vídeo sobre aquilo que você faz, compreende? As pessoas precisam perceber que você tem uma preocupação e interesse genuíno na construção de um relacionamento de confiança e que deseja realmente entregar algo útil e necessário para que elas possam se sentir mais e melhores, valorizando o tempo e recursos que estão investindo.

Tenho visto esse erro em muitos Networkers que vivem colocando vídeos com dicas na Internet com o intuito de vender algo depois, isso alavanca público mas não consolida o Networking, pois é apenas uma vitrine de um produto ou serviço. A princípio, esta estratégia pode até funcionar por um algum tempo, mas aos poucos vai se desgastando se o público perceber que está sendo “usado” apenas para passar o seu cartão de crédito e acumular cifrões para o Networker.

Quantas vezes você já se desconectou de alguma estratégia de telemarketing ativo ou abandonou um grupo por não acreditar naquilo que estava sendo comunicado? É assim que as pessoas desistem de algo, pois não acreditam que o que está sendo comunicado está expressando uma compreensão da sua real necessidade de ser atendido.

Criar um evento presencial ou até virtual para o estabelecimento dos primeiros contatos pode ser uma armadilha se o Networker não tiver a consciência real daquilo que acredita que irá oferecer ao seu público como um benefício. É preciso ter, portanto, um interesse genuíno em oferecer um benefício que possa auxiliar alguém a reconhecer um valor agregado naquilo que está sendo comunicado, pois as pessoas percebem quando o interesse é apenas na obtenção de uma vantagem pessoal.

Cabe aqui, neste momento, um outro conceito dos 3 Gs que é o Ganha - Ganha - Ganha, ou seja o bom Networker deve saber equalizar a sua comunicação para “Eu ganho - Você ganha - Nós ganhamos”.

Uma outra armadilha é falar mais do que fazer, é preciso ser congruente e agir conforme a sua fala, ou seja, se você deseja ser lembrado na sua rede de relacionamentos faça mais e fale menos. Isso significa que as pessoas se afastam de pessoas que apenas ficam prometendo aquilo que irão fazer. Então, neste encontro presencial, precisará fazer algo para mostrar ao público presente que você domina o assunto e está muito mais aberto a doar algo do que ganhar algo.

Ou seja: Doar imediatamente para receber a prazo, pois você irá construir uma relação duradoura baseada em compromissos mútuos, lembra-se?

Isso vale até para um candidato a uma vaga de emprego, pois ele precisa acreditar em si mesmo e saber quais são as necessidades do contratante. Para isso, é necessário novamente saber fazer as perguntas certas e estar disposto a ouvir as respostas, ou apenas relembrando “Quais são os interesses mútuos nesta relação?” ou “O que eu posso oferecer?” ou “O que eu preciso aprender a oferecer?”.

E deste modo, identificando as necessidades e interesses do seu público que pode ser uma empresa, um indivíduo ou um grupo de pessoas, o seu trabalho será o de apresentar as respostas certas que eles querem receber, enfim, as soluções inteligentes para os problemas e necessidades deste Networking.

Feito isso, você irá manter esta rede sempre informada com novidades e atualizações constantes com conteúdos, dicas e soluções e irá acompanhar pontualmente as novas necessidades que irão surgir por e-mail, telefone e até contato presencial com seu público.

É preciso também saber agradecer a quem estiver junto com você na sua rede de relacionamentos, pois estas pessoas também estão auxiliando-o, fornecendo informações ou apenas fazendo perguntas que você irá, prontamente, se dedicar para responder.

Portanto, sempre que possível, agradeça publicamente e elogie genuinamente o seu público, isso reforçará positivamente a sua autoconfiança e elevará a motivação do seu Networking de Sucesso.

Para finalizar, quero reforçar que esse Networking deve ser alimentado continuamente, compreende? Apenas desta forma ele irá crescer e evoluir com o tempo e as pessoas que fazem parte dele irão se lembrar de você como um inteligente e confiável solucionador de problemas.

Este é o segredo dos Networkers de Sucesso: Eles entregam soluções confiáveis que as pessoas seguem e replicam.

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