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Employee Experience - Bem-estar profissional e Qualidade de Vida no Trabalho

Employee Experience - Bem-estar profissional e Qualidade de Vida no Trabalho

Você sabe o que é Employee Experience? Quão satisfeito você está com seu trabalho?

É da natureza humana sentir insatisfação com escolhas que fazemos, decisões que tomamos, produtos que compramos, serviços que contratamos e relacionamentos que iniciamos. Estes são alguns exemplos das insatisfações que temos em muitos compromissos que assumimos em nossas vidas e que, por algum motivo, não temos condições de darmos continuidade e acabamos por declinar das nossas decisões tomadas.

Contudo, com relação ao nosso trabalho e carreira, nem sempre conseguimos declinar rapidamente e, se não percebermos a tempo nossa insatisfação poderemos levar uma vida inteira para tomarmos uma decisão e mudar o rumo dos acontecimentos. Por mais que tenhamos escolhido a “profissão dos nossos sonhos”, sempre chega o momento em que nos perguntamos se realmente estamos satisfeitos com o que fazemos do nosso tempo e, especialmente, no que diz respeito ao trabalho. Por que isso acontece? Porque somos, essencialmente, motivados por satisfazer nossas necessidades, pela busca de prazer e de nos sentirmos realizados, queremos “estar bem”, ou seja, priorizamos nosso bem-estar profissional. Mas, afinal de contas, o que é bem-estar e como este constructo se ajusta ao trabalho?

Vale ressaltar que o conceito do bem-estar teve sua origem associada ao “welfare” (bem-estar material) dos estudos da economia, mas a partir da década de 1950 passou a ser estudado como bem-estar subjetivo pela Psicologia que estava interessada em estudar a satisfação geral com a vida. No que se refere à Psicologia Positiva, o estudo do bem-estar contemplou mais 3 áreas ao bem-estar subjetivo: o bem-estar psicológico, o bem-estar social e o bem-estar no trabalho. Com relação ao bem-estar psicológico, destaca-se o desenvolvimento das potencialidades humanas visando a autorrealização. O bem-estar social considera a satisfação de uma pessoa com relação às suas interações com a sociedade. O bem-estar profissional considera, por conseguinte, a satisfação que o ser humano nutre ao estabelecer vínculos com o trabalho. 

O fato é que passamos cerca de um terço da nossa vida trabalhando e, existem muitas situações que acabam por tomar todo nosso tempo, fazendo com que nos conformemos, como por exemplo, rotinas, relatórios, metas e até relacionamentos afetivos que estabelecemos ao longo de nossa jornada de trabalho. Quando pensamos em quão satisfeitos estamos com nosso trabalho, estamos pensando no bem-estar, no “sentir-se bem trabalhando” e na qualidade de vida que o trabalho pode nos proporcionar. Bem-estar e qualidade de vida são, portanto, diferentes constructos que se complementam, pois enquanto o bem-estar profissional está direcionado ao que “sentimos sobre o trabalho”, qualidade de vida no trabalho refere-se às questões objetivas que envolvem a satisfação dos seres humanos com relação ao trabalho e, portanto, cabe a pergunta “quão satisfeito você está com seu trabalho”?

Não há como negar, as pessoas passam a maior parte de seu tempo trabalhando, em média doze horas diárias no seu local de trabalho, então, por que não as incentivar para dedicarem o máximo de si fazendo algo que se sintam motivadas e reconhecidas por isso? Este é o maior investimento que as organizações podem fazer pelas suas pessoas: cuidar para que seus funcionários se sintam bem dentro de seus ambientes de trabalho e, com isso, trabalhem melhor.

Por outro lado, as pessoas dentro das organizações também precisam fazer sua parte, pois não há bem-estar profissional que se sustente sem o compromisso afetivo por parte dos funcionários de uma organização. Para que isso ocorra, os funcionários precisam se comunicar mais efetivamente com seus superiores, procurando expressar sinceramente suas opiniões, visando com isso minimizar as falhas e melhor continuamente, enfim, dando o melhor de si para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível, tanto nas relações quanto nos resultados. Essa responsabilidade compartilhada entre pessoas e organizações é muito efetiva para o aumento do bem-estar coletivo no ambiente de trabalho, para a construção de um clima organizacional positivo e, especialmente, para o estabelecimento da QVT – Qualidade de Vida no Trabalho, termo que vem sendo amplamente valorizado nas organizações de ponta em todo o mundo. 

O que é Qualidade de Vida no Trabalho?

Não há como enquadrar QVT - Qualidade de Vida no Trabalho - em uma única definição, pois existem várias perspectivas a serem analisadas sobre este constructo que engloba desde a satisfação laboral quanto os fatores que visam refletir a satisfação com a vida e os sentimentos de bem-estar no trabalho. Recorrente em estudos da POT- Psicologia Organizacional e do Trabalho – os estudos da QVT buscam mensurar a qualidade de vida de um profissional em uma organização e não apenas está ligada com o bem-estar dos funcionários, mas também com os resultados das organizações, pois quando o trabalho é estável, a produtividade tende a aumentar.

Importante ressaltar que todo e qualquer sucesso de uma organização está intrinsecamente atrelado ao fator humano: não há como obter resultados se não houver engajamento dos funcionários com os objetivos organizacionais estabelecidos. Se todo ser humano busca satisfação de suas necessidades para atingir sua autorrealização – de acordo com a teoria das necessidades humanas de Maslow – condições de trabalho decente, compensação justa e clima organizacional positivo são alguns fatores importantes para maximizar a QVT por parte das organizações. 

Quais fatores influenciam positivamente a Qualidade de Vida no Trabalho? 

Como já dito anteriormente e que cito em minhas palestras, cursos e treinamentos corporativos para equipes de Líderes, QVT conduz à satisfação no trabalho, pois refere-se ao impacto do trabalho na satisfação com a vida profissional, vida pessoal e vida como um todo. Portanto, aqui estão alguns fatores que contribuem para melhorar a qualidade de vida no trabalho de forma holística:

1. Condições seguras e saudáveis

É fato: O ambiente de trabalho afeta a vida, o humor, o desempenho e a motivação do trabalhador. Por isso, proporcionar um ambiente laboral saudável, que possibilite ao trabalhador condições de desenvolver suas atividades com satisfação e bem-estar é o primeiro fator contribuinte para a melhoria da QVT nas organizações. Um ambiente de trabalho seguro e saudável reduz absenteísmo e turnover, melhora a satisfação dos funcionários e aumenta a produtividade.

2. Integração, Respeito e Autonomia 

Todo funcionário que sentir que pertence, que “faz parte” da organização que trabalha. Ser integrado à um ambiente de trabalho no qual a promoção do respeito pelas diferenças individuais e pelos direitos dos funcionários, a colaboração e respeito entre os colegas, assim como a promoção da autonomia por meio de normas e regras claras é imprescindível para aumentar o bem-estar e satisfação com o trabalho e, na mesma proporção, a QVT.

3. Recompensa justa e adequada

O objetivo de qualquer trabalhador é obter uma renda substancial em troca do seu trabalho, além de recompensas e benefícios. Quando são adequadamente remunerados, os funcionários de uma organização sentem-se mais comprometidos em alcançar os objetivos organizacionais, pois a compensação justa e adequada está atrelada à satisfação com o salário e as políticas salariais da organização, percebendo que ela é justa com o funcionário nesse quesito. 

4. Desenvolvimento profissional e perspectivas de carreira 

Toda organização deve oferecer perspectivas de crescimento na carreira visando a melhoria de status dos seus funcionários, bem como ações de desenvolvimento e capacitação profissional com cursos de aperfeiçoamento, para que os funcionários possam se desenvolver tanto no trabalho quanto na carreira. É investir no presente para reter talentos no futuro.

5. Integração social e clima organizacional positivo

A relação saudável entre funcionários e líderes da organização é um dos principais pilares de sustentação para a QVT, pois relacionamentos interpessoais baseados em respeito, confiança e boa convivência no trabalho influenciam positivamente o clima organizacional. Ao contrário, um clima organizacional negativo gera insegurança psicológica, insatisfação no trabalho e afasta os funcionários da organização.

6. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal 

Horários de trabalho rígidos são um dos maiores motivos de insatisfação para a força de trabalho atual, principalmente para a geração Y ou “millenials”, os trabalhadores nascidos entre 1980 e 1995, que querem equilibrar sua vida no trabalho com sua vida pessoal. Por isso, ações práticas nas organizações como flexibilização de horários ou teletrabalho têm sido adotadas para auxiliar os funcionários no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Conclusão 

Employee Experience - Bem-estar profissional e Qualidade de Vida no Trabalho, refere-se à preocupação constante com o bem-estar, à saúde e segurança psicológica dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas por parte das organizações e o conceito, na atualidade, compreende tanto os aspectos físicos (contexto e recursos) quanto os aspectos psicológicos (saúde e bem-estar) do trabalho. Organizações saudáveis têm realizado esforços para aumentar sua valorização organizacional com ações estratégicas que visam melhorar bem-estar, saúde e segurança psicológica de seus funcionários, privilegiando a valorização pela vida individual e coletiva.

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Meu nome é Edson De Paula, sou doutorando e mestre em Psicologia pela PUC e Palestrante Especialista em Comunicação e Comportamento Organizacional. Mais de 1500 empresas já foram impactadas pelos meus conteúdos em palestras e treinamentos.

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