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O que define um empreendedor de sucesso?

O que define um empreendedor de sucesso?

Uma coisa é certa: Nem todos serão empreendedores e nem todos que resolvem empreender serão bem-sucedidos. Essa é a realidade no mundo dos negócios. Empreendedores de sucesso, portanto, são um grupo especial de pessoas, eles pensam e agem de forma diferente, costumam interagir muito bem em situações de crise, são motivados pelos desafios e sempre persistem nos seus ideais.

Mas, quais são as características marcantes que os definem? O que torna um mero mortal em um empreendedor de sucesso? Existem inúmeros artigos e estudos publicados que procuram definir qual é o segredo do sucesso nos negócios. A maioria deles define que uma atitude positiva somada à paixão e perseverança conduzem ao sucesso inevitável.

Para outros, empreender já é um traço familiar: Se você vem de uma família constituída por pais empreendedores que possuíram seu próprio negócio e foram bem-sucedidos, possivelmente, irá trilhar o mesmo caminho.

Talvez já exista uma crença facilitadora de que “trabalhar para você é melhor do que trabalhar para os outros”. Constituir seu próprio negócio ou empresa, portanto, será uma consequência dessa sua “herança familiar”.

Mas, nem todos os empreendedores de sucesso tiveram um modelo a ser seguido, muitos deles trilharam o seu próprio caminho. Alguns deles antes de empreender seu próprio negócio, trabalharam por anos em corporações, preenchendo cargos de liderança ou como executivos, é o exemplo de Mary Kay Ash, filha de uma enfermeira e de um gerente de restaurantes.

Ela não teve um modelo familiar de empreendedorismo, teve que aprender por si mesma. Durante 25 anos, trabalhou em uma empresa de vendas diretas. Quando se aposentou, aos 45 anos de idade, resolveu colocar todas as suas economias para dividir suas experiências de vida em um livro destinado à ajudar as mulheres no mundo dos negócios que, naquela época, era totalmente dominado pelos homens.

Ela tinha apenas uma motivação: Entender porque as mulheres não podiam ser bem-sucedidas em suas carreiras. Ela mesma já havia passado pela experiência de ter sido discriminada, sentindo-se inferiorizada ao ter treinado vários homens que foram promovidos antes dela.

Resolveu, então, antes de escrever o livro, fazer 2 listas. A primeira lista continha o segredo do sucesso das empresas pelas quais ela havia trabalhado. A segunda lista, na minha opinião, mais ousada e empreendedora que a primeira, continha o que “ela achava que essas empresas poderiam fazer para serem melhores ainda”.

Quando revisou com atenção essas 2 listas, Mary Kay percebeu que estava com um plano de negócios inovador em suas mãos e que poderia, criar um legado para as “novas mulheres de negócios”. Escrever o livro, portanto, foi o estopim para um plano de negócios ousado para a época que surgiu da ideia de transformar mulheres simples, donas de casa norte-americanas, em “mulheres poderosas” ou“mulheres de negócios”.

Depois de receber inúmeros feedbacks positivos das mulheres sobre o sucesso de seu livro, Mary Kay não teve dúvidas: Resolveu investir todas as suas economias da aposentadoria que, na época, correspondiam ao valor de U$ 5.000,00 e deu inicio ao seu negócio que se transformou em uma das empresas do segmento de cosméticos mais bem sucedidas do mundo, faturando bilhões de dólares. Ela deixou o seu legado à milhões de mulheres que hoje também são bem-sucedidas.

Mas, o que definiu esse sucesso no empreendedorismo de Mary Kay?

Como consultor de carreiras e coach de executivos, acompanhei inúmeros cases de sucesso junto à empresas e empreendedores e, portanto, utilizando minha experiência aliada ao exemplo da história que contei, irei apresentar o que acredito resumindo em 5 características marcantes.

Antes de apresentá-las, vamos entender o que eu chamo de “estopim de motivação” que é, basicamente, o motivo para agir do empreendedor. No caso de Mary Kay o motivo para agir, o seu estopim foi a seguinte pergunta “Porque as mulheres não podem ser bem-sucedidas no mundo dos negócios?”.

Então, a primeira característica marcante é essa: Empreendedores de sucesso são motivados por encontrar as respostas certas. Portanto, sabem fazer as perguntas certas para si mesmos e, com isso, obtém as melhores respostas. Essa pergunta inspirou Mary Kay a escrever um livro que era totalmente diferente dos padrões da época, ela contradizia o modelo de negócios tradicional e machista. A partir disso, vem a segunda característica marcante que mostra que os empreendedores possuem a capacidade de serem inspirados a fazer algo diferente e inspiram outras pessoas a seguirem seu exemplo.

Lembra-se das 2 listas que ela fez? Vamos nos ater agora na segunda lista, a de melhorias. O terceiro ponto a ser ressaltado é que os empreendedores de sucesso encontram pontos de melhorias nos negócios que já existem e os alavancam ainda mais. Eles enxergam mais e além do que está sendo visto por pessoas comuns. Eles têm uma visão de futuro mais empoderadora e ampliada.

E a quarta característica? Mary Kay investiu tudo o que tinha no seu negócio, pois os empreendedores de sucesso acreditam no seu potencial e, portanto, não tem medo de fracassar. Mas só isso basta? Não!

A quinta característica, define a continuidade e consistência ao foco em resultados: Empreendedores de sucesso persistem e jamais desistem dos seus sonhos.

Ou você acredita que um empreendedor de sucesso não tem contratempos no seu negócio? Falta de vendas, insatisfação de clientes, experiências negativas com seus funcionários? Isso é inevitável em qualquer negócio, mas um empreendedor sabe que precisa persistir nos seus ideais, eles mudam as estratégias mas jamais mudam seus princípios, propósitos e valores.

Além disso, persistir significa não desistir de inovar constantemente, de acompanhar o seu cliente de perto, de ser um treinador de novos empreendedores. Lembre-se: O seu sucesso dependerá essencialmente do sucesso do seu cliente interno e externo.

Então, vamos recapitular aqui as 5 características marcantes dos empreendores de sucesso:

1. São motivados a encontrar as respostas certas.

2. São inspirados a fazer algo diferente e inspiram outros a seguirem seu exemplo.

3. Encontram pontos de melhoria nos negócios que já existem e os alavancam ainda mais.

4. Acreditam no seu potencial e não tem medo de fracassar.

5. Persistem e jamais desistem dos seus sonhos.

Eu gostaria de propor a você um exercício, após a leitura desse artigo: Se esforce para estudar as histórias dos grandes empreendedores. Nesse artigo, citei o exemplo de Mary Kay Ash, uma mulher de sucesso. Poderia ter citado Walt Disney, Bill Gates, Warren Buffett e no Brasil, Abílio Diniz, Silvio Santos, Antonio Ermirio de Morais, dentre tantos outros bem-sucedidos em suas carreiras e negócios. Após ler cuidadosamente suas histórias, reveja as 5 características que citei, possívelmente, algumas delas serão reafirmadas, outras, você irá contestar e, possivelmente, irá criticar e até mudar. Então, ficarei feliz, pois sei que você estará empreendendo algo novo em sua vida. Fica aqui a última característica – ainda não citada de um empreendedor de sucesso: Eles jamais aceitam verdades absolutas.

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Meu nome é Edson De Paula, sou doutorando e mestre em Psicologia pela PUC e Palestrante Especialista em Comunicação e Comportamento Organizacional. Mais de 1500 empresas já foram impactadas pelos meus conteúdos em palestras e treinamentos.

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