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Síndrome de Boreout: 3 maneiras de como vencer o tédio no trabalho

Síndrome de Boreout: 3 maneiras de como vencer o tédio no trabalho

Você sente que seu trabalho está sem sentido? Por algum motivo, você fica contando os minutos para que o tempo passe mais rápido? Então, você deve estar com tédio. Por mais que você possa amar aquilo que faz, por mais que você se sinta realizado com a carreira que escolheu, inevitavelmente, como qualquer ser humano normal que habita a face da Terra, chegará o dia em que você irá sentir tédio da sua rotina de trabalho.

E, mesmo que se sinta ocupado com suas atividades rotineiras, isso não evitará em ser afetado por esse tédio, acredite. Estudos comportamentais indicam que, dentre todos os problemas motivacionais que a maioria das pessoas enfrentam no ambiente profissional, o maior deles é o ato de superar o tédio ou, simplesmente, fazer o dia passar. No âmbito do trabalho isso tem nome, Sindrome de Boreout, um termo cunhado em 2007 na Suiça por Peter R. Werder e Philippe Rothin baseado na palavra 'boring' (entediado em inglês).

O grande dilema a ser enfrentado, a maior causa do tédio é que, histórica e erroneamente, o trabalho comumente é mensurado em unidades de tempo ao invés de unidades de realização. As pessoas, passam, portanto, a trabalhar por um período de tempo e são remuneradas não pelo rendimento desse tempo, mas pelas tarefas exercidas durante esse tempo.

Então, tarefas geram rotinas e, consequentemente, rotinas geram tédio ainda mais quando o trabalho já foi concretizado antes do tempo contratado. Um funcionário terá que esperar o horário combinado para passar seu cartão e, com isso, obter a liberdade dessa prisão de rotinas.

De um modo simples, poderíamos dizer que, para resolvermos essa questão do tédio, deveríamos focar na tarefa ao invés do tempo. Com isso, concentrando-se na tarefa, esqueceríamos o tempo.

Mas não é apenas uma questão de fazermos o tempo passar: O verdadeiro problema é como preenchemos esse tempo para nos sentirmos úteis, pois existe uma sensação de que nada de diferente está acontecendo durante o dia. Não existe mais aquela sensação da novidade de quando iniciamos um novo trabalho, não existem desafios a serem superados.

É sempre o mesmo ambiente, as mesmas pessoas, os mesmos afazeres. E se você somar dias, semanas, meses e anos na sua atividade, perceberá o quanto ainda terá que lidar com essa sensação de tédio se não fizer nada para mudar essa realidade.

O tédio irá afetar diretamente o seu senso de propósito e direção, irá consumir a sua “libido de carreira”, ou seja, a sua vontade de trabalhar naquilo que acredita e valoriza, independentemente do quanto é remunerado e se sente gratificado com o que faz.

É exatamente nesse momento que você precisará rever suas atividades e, principalmente, a maneira como tem lidado com elas, quebrando as rotinas e mudando paradigmas.

Eis aqui, então, algumas dicas valiosas de como vencer o tédio da rotina de trabalho:

1. Mude o cenário

Você já pensou em mudar de lugar sua mesa ou os móveis do seu ambiente de trabalho? Com isso, poderá mudar a perspectiva do seu ambiente. Essa é uma mudança simples, mas que força novos comportamentos porque precisará se adaptar às novas posições. Mudar de cenário é também ter novas percepções, como voltar a estudar ou fazer atividades físicas.

2. Busque novidades

Muitas vezes, o simples fato de você quebrar a rotina como, por exemplo, ir almoçar em um lugar diferente ou dar um passeio no shopping no horário de almoço dá um novo sentido para o seu dia. Buscar novidades é, também, procurar se relacionar com pessoas diferentes. Você já pensou em conversar com aquela pessoa do outro departamento, aquela que você não conhece muito bem? Além de aprender coisas novas também construirá novos relacionamentos.

 3. Desafie-se para obter novos resultados

Solicitar mudanças na sua atividade ou encarar novos desafios na profissão também ajudam. Já pensou naquela promoção ou naquela vaga em outro departamento? Mas, talvez, tenha chegado o momento de, inclusive, mudar de sala, de setor ou até de empresa, que tal? Já pensou nisso? Como anda o seu currículo? Está atualizado?

Além dessas dicas, um outro ponto importante a ser frisado é mudar sua atitude: Ao invés de se comportar como um funcionário que é pago para exercer uma função e preencher o seu tempo com tarefas e rotinas, comporte-se como se você fosse o dono da empresa para qual trabalha e saiba valorizar a sua carreira. Coloque todos os seus esforços em algo que vale a pena ser realizado, em algo produtivo para você, sua empresa e sua carreira. Que tal se desafiar a fazer algo diferente para obter resultados melhores do que você já tem atualmente?

Com isso, irá superar imediatamente o tédio da rotina de trabalho, esse vilão silencioso que inibe o sucesso profissional dos incautos e despreparados. Acredite: Você é o seu melhor agente de mudança, portanto utilize o tédio como uma oportunidade de transformação, não fique preso à ele. Sempre que se sentir entediado, saia do seu ambiente e senso comum e procure novos desafios, novas responsabilidades. Com isso irá preencher seu tempo com coisas úteis, sendo um voluntário convicto para o sucesso da sua carreira profissional.

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Meu nome é Edson De Paula, sou doutorando e mestre em Psicologia pela PUC e Palestrante Especialista em Comunicação e Comportamento Organizacional. Mais de 1500 empresas já foram impactadas pelos meus conteúdos em palestras e treinamentos.

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