WhatsApp (19) 99712.3767
contato@edsondepaula.com.br

Assine nossa newsletter

A importância da valorização profissional nas organizações

A importância da valorização profissional nas organizações

As expressivas mudanças ocorridas no mercado do trabalho devido ao advento da pandemia mundial de Covid-19 ocorrida em março de 2020, com especial destaque ao teletrabalho, fizeram com que os profissionais repensassem suas carreiras, estando abertos à novas oportunidades além de buscar desenvolvimento profissional e contratos que sejam mais flexíveis em relação a formatação de trabalho.

Uma pesquisa realizada pela PageGroup, consultoria especializada em recrutamento executivo com o tema “Perspectivas para o Mercado de Trabalho 2022”, realizada amplamente em vários países da América apontou que mais da metade dos profissionais (53,3%) estão abertos para receber ofertas de trabalho.

Sob essa premissa, reconhecer e dar mérito aos funcionários pelo seu desempenho no ambiente de trabalho, reforçando comportamentos positivos com feedbacks assertivos por parte da liderança, são algumas ações para estimular a valorização profissional que desempenha um papel imprescindível no estabelecimento de uma cultura corporativa positiva e na retenção de talentos nas organizações.

O que é valorização profissional?

Valorização profissional representa todas as ações estratégicas promovidas pelas organizações que visam o reconhecimento dos seus funcionários no ambiente trabalho. Pesquisas de clima organizacional e reforço da cultura corporativa, estratégias que visam o aumento da saúde e segurança psicológica, QVT (Qualidade de Vida no Trabalho, ações de EDI (Equidade, Diversidade e Inclusão) e plano de benefícios e de carreira estruturado para valorizar os talentos internos são algumas das ações que as empresas devem se atentar para melhorar a valorização dos seus profissionais e diminuir a rotatividade.

De acordo com o psicólogo Abraham Maslow, na sua teoria das necessidades humanas, o ser humano necessita ser motivado no seu reconhecimento, pertencimento e sentir-se seguro para exercer suas atividades. Desse modo, empresas que investem na valorização profissional de seus trabalhadores, contribuem para o aumento do bem-estar e segurança psicológica no ambiente de trabalho.

Quais são os benefícios de implementar ações de valorização profissional?

• Para as empresas:

Empresas que adotam ações estratégicas que visam a valorização dos seus profissionais no ambiente de trabalho, aumentam expressivamente a motivação, o engajamento e a produtividade de suas equipes, trazendo mais resultados expressivos para as organizações. (Clique aqui e contrate a Palestra Motivação na Palma da Mão)

• Para os funcionários:

Promover valorização profissional no trabalho proporciona aos profissionais um maior engajamento com a cultura corporativa, reduz a ansiedade e estresse no ambiente profissional (burnout) e aumenta o desempenho nos serviços prestados.

Não basta dizer 'obrigado!'

Os funcionários merecem muito mais que um simples “obrigado!”, portanto, é preciso ter e manter uma equipe talentosa e engajada para alavancar uma empresa para o topo e mantê-la funcionado em um mercado altamente competitivo. Uma das melhores maneiras de reter seus talentos é, justamente, mostrar a eles que eles são reconhecidos e valorizados, portanto, aqui estão algumas dicas de como aumentar a valorização profissional no ambiente de trabalho:

• Promover premiações mensais de mérito profissional

Mensalmente, escolher qual equipe da organização teve o melhor desempenho e trouxe maior impacto para as metas anuais e premiá-la como incentivo.

• Expressar gratidão e reconhecimento nas mídias sociais

Mostrar eventos de homenagem e premiação nas mídias sociais, para reforçar o prestígio social da organização de saber agradecer e dar mérito aos seus profissionais.

• Dar uma folga extra aos profissionais

Eventualmente, liberar uma saída antecipada no horário de trabalho ou até uma tarde inteira pode ser uma forma valiosa de reconhecer um profissional pelos trabalhos prestados.

• Comemorar aniversários (Clique aqui e leia meu artigo sobre Elogio) 

Do mesmo modo, dar uma folga extra aos aniversariantes do mês pode ser um excelente reconhecimento, assim como sair para um happy hour , fazer um elogio em público ou servir um bolo.

• Oferecer oportunidades de desenvolvimento (Clique aqui e conheça minhas palestras motivacionais) 

Enviar seus profissionais para treinamentos, palestras motivacionais, cursos e treinamentos e oferecer incentivos como reembolsos de matrículas é uma forma de reconhecimento e de melhorar o desenvolvimento profissional deles.

• Tirar eventualmente a equipe de dentro da empresa (Clique aqui e conheça o Team Building Torcendo por você)

Levar os profissionais para um hotel fazenda e realizar um treinamento de integração, ou até para fazer uma reunião estratégico pode ajudar a quebrar a rotina e é uma forma de auxiliar a diminuir o estresse ocupacional.

• Solicitar feedback de melhoria para os profissionais (Clique aqui e saiba mais sobre meu Curso de Feedback)

Incentivar os líderes da organização a solicitar mensalmente feedback de melhoria aos profissionais aumenta o clima de confiança. Fazer perguntas do tipo “O que estamos fazendo bem?”, “O que precisamos melhorar?”

Conclusão

A valorização profissional é uma poderosa e - ao mesmo tempo - simples intervenção de mudança de clima organizacional que qualquer empresa pode realizar para aumentar o engajamento das equipes com a cultura corporativa, melhorar a saúde e segurança psicológica no ambiente de trabalho e diminuir o estresse ocupacional e turnover (rotatividade no trabalho).

Se você chegou até aqui, conheça mais sobre o meu trabalho e como posso contribuir com a sua empresa!

Meu nome é Edson De Paula, sou doutorando e mestre em Psicologia pela PUC e Palestrante Especialista em Comunicação e Comportamento Organizacional. Mais de 1500 empresas já foram impactadas pelos meus conteúdos em palestras e treinamentos.

Clique aqui e confira alguns temas de minhas palestras que podem ser realizadas em formato online, híbrido ou presencial. 

Fale conosco pelo WhatsApp 19 997123767 

Deixe seu Comentário