WhatsApp (19) 99712.3767
contato@edsondepaula.com.br

BLOG do Palestrante
Edson De Paula

Assine nossa newsletter

Protagonismo: Assumindo o controle da sua vida pessoal e profissional

Protagonismo: Assumindo o controle da sua vida pessoal e profissional

Protagonismo: Assumindo o controle da sua vida pessoal e profissional

Você já ouviu falar de protagonismo? A palavra vem do grego “protagonistes”, na qual “protos” significa “principal” e “agonistes” significa “lutador”, ou seja, “lutador principal”, aquele que luta por si. Protagonismo é uma expressão que vem sendo amplamente utilizada nas organizações, com especial destaque à uma melhor aproximação dos funcionários com a cultura corporativa e o reforço da autoliderança e engajamento de equipes. De maneira simples, significa incutir nas pessoas um sentimento de que são capazes de ter consciência do seu poder de decisão, lutar pelo seu espaço e ter o controle total de suas ações.

Sob esta premissa, vamos imaginar algo assim: Você tem um controle remoto em suas mãos e este representa, literalmente, o controle da sua vida. Imagine que, por algum motivo, você o esqueceu e, “alguém ou alguma situação” se apropriou dele. Agora “alguém ou alguma situação” controla suas ações, apontando seu próprio controle contra você e comandando “Fique com raiva!”, “Fique com medo!”, “Fique com mágoa!” e você aceita estes comandos.

Quando culpamos “alguém ou alguma situação” pela maneira como nos sentimos, automaticamente concedemos a estes o poder de controlar integralmente nossas emoções. Na maioria das vezes, é conveniente termos “alguém ou alguma situação” à nossa disposição para podermos atribuir nossas omissões, para usarmos de escudo todas as vezes que nos sentimos fragilizados ou inferiorizados, porém, o fato é que isso nos mantém paralisados diante do problema, ou seja, isso não é protagonismo.

“Ser protagonista” significa saber escolher, decidir e assumir tudo aquilo que impõe para si, ser o “lutador principal” de seus próprios desafios e se responsabilizar por eles. Compreenda que, para “ser o protagonista da sua vida” é necessário ter condições emocionais para escrever sua própria história de sucesso, ou seja, ser uma pessoa equilibrada e um profissional de alta performance.

Quais características auxiliam os protagonistas a desempenharem um papel mais relevante, diferenciando-os dos demais?

• Os protagonistastêm consciência real de suas potencialidades e limites e estão em constante construção do seu autoconhecimento e autodesenvolvimento;

• Os protagonistas são “donos de suas emoções” e não se abalam em situações de conflito, ao contrário controlam suas emoções para gerir emoções dos outros;

• Os protagonistas são “confiáveis e confiantes”, têm paixão pelo que acreditam e, com isso, conseguem fazer com que todos sigam seus propósitos, além de criar um senso de confiança mútua e engajamento.

Sobre estas características marcantes dos protagonistas, vale reforçar que é necessário que você faça uma profunda reflexão sobre o autoconhecimento de todas as suas potencialidades e limites a serem superados para direcionar e sustentar seu protagonismo.

Estimular o protagonismo nas organizações reforça a confiança e o engajamento

Quando o protagonismo é estimulado nas organizações e os funcionários têm consciência do seu protagonismo, do seu poder de decisão e da responsabilidade que têm por suas escolhas, aumenta-se consideravelmente o nível de confiança mútua e engajamento, além de reforçar as estratégias de cultura corporativa e melhorar a segurança psicológica no ambiente de trabalho.

O neuro-economista Paul Zak mundialmente conhecido pelo seu artigo “The neuroscience of high-trust organizations” (A neurociência das organizações de alta confiança) realizou um estudo muito interessante sobre alta performance profissional e constatou que o fator confiança é essencial para o desenvolvimento do potencial humano. Neste estudo, Zak afirma que organizações que estimulam um clima de alta confiança entre seus colaboradores criam um ambiente de trabalho 74% menos estressante, 50% mais produtivo e com 76% a mais de engajamento nas equipes.

Conclusão 

Ao desenvolver protagonismo você conseguirá realizar projetos e soluções para problemas reais que atingem o ser humano, contudo, o que interliga projetos e soluções é seu comprometimento com as escolhas que faz e saber gerenciar as emoções dos impactos causados nas pessoas por suas decisões. Como especialista em comunicação e comportamento, nas minhas palestras motivacionais e inspiradoras,  sempre reafirmo que os protagonistas são líderes inspiradores: sua paixão, carisma e autoconfiança permitem que inspirem outras pessoas não apenas em suas carreiras, mas em todas as áreas de suas vidas, incluindo seus relacionamentos.

Se você chegou até aqui, conheça mais sobre o meu trabalho e como posso contribuir com a sua empresa!

Meu nome é Edson De Paula, sou doutorando e mestre em Psicologia pela PUC e Palestrante Especialista em Comunicação e Comportamento Organizacional. Mais de 1500 empresas já foram impactadas pelos meus conteúdos em palestras e treinamentos.

Clique aqui e confira alguns temas de minhas palestras que podem ser realizadas em formato online, híbrido ou presencial.

 

Deixe seu Comentário